19.3.10

Linhas e Planos


Em um domingo qualquer em minhas andanças pela Av. Paulista entrei no Conjunto Nacional para tomar um café e eis que me deparo com a exposição de um cara genial, o Lothar Charoux.

Lothar Charoux nasceu na Áustria em 1912 e desde muito jovem iniciou sua carreira artística. Veio para o Brasil em 1928, e em 1930 matriculou-se no Liceu de Artes e Ofícios. Lá conheceu Waldemar da Costa. Nos anos 50, Charoux aderiu ao concretismo concentrando seu interesse ‘na linha que se desloca no espaço’ definindo o próprio a geometria. Desenvolvia seus trabalhos com nanquim e tira-linhas.

Na década de 60 até sua morte, dedicou-se ao cinestismo virtual. E como artista concreto interessou-se pela seriação e pelo múltiplo. Trabalhou muitos anos com azulejos e objetos, partindo para a serigrafia para multiplicar os seus trabalhos.

É extremamente interessante ver as obras de Lothar Charoux e entender o momento em que suas obras foram criadas, em uma época onde a computação gráfica não existia, trabalhar com tamanha precisão e incrivelmente admirável. Sou extremamente curiosa com trabalhos ligados a geometria e a repetição e ver um artista criando peças manualmente e de forma tão precisa foi emocionante.

No comments: