26.2.10

Wollner: uma contribuição ao design brasileiro



Alexandre Wollner é um dos melhores designers gráficos do Brasil vivo e ativo na área.
Sua formação começa no Instituto de Arte Contemporânea do Museu de Arte de SãoPaulo e após conhecer o designer suíço Max Bill, ganha uma bolsa para estudar na Escola da Forma de ULM (sucessora da Bauhaus).
Wollner atuou firme na criação de identidade visual para diversas empresas.
O propósito para este post é postar um vídeo que saiu junto com o livro
"Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil" de André Stolarski. São 85 minutos de depoimentos incriveis e críticas de alguém que tem muita, mas muita competência para falar.

Alexandre Wollner e a Formação do Design no Brasil from Mauricio Campos on Vimeo.




velozzzzzz

uma série de fatos estranhos e misteriosos me trouxeram até aqui, não entendi muito bem o porquê mas resolvi aceitar.

para começar, vou postar o link de um dos meus sites preferidos o syntheticpubes.com

23.2.10

Recomendo 60's

Monotemática, sessentista. Oi, prazer.

Apresento músicas e coisas que mudam a química do meu corpo.



Me dá um gim tônica e eu danço que nem a mocinha alí. Igual.

Beijobeijo

22.2.10

Hotel Itinerante

· O que é o Hotel Itinerante?

Hotel Itinerante é uma modalidade de turismo em que você acorda cada dia numa nova paisagem para desfrutar. Pode durar de 3 a 4 dias.

Ex.:

dia 24 partida de SP
dia 25 chegada no Rio, partida do Rio
dia 26 chegada a (não lembro*), partida a SP
dia 27 volta a SP

* Minha 1ª experiência de Hotel Itinerante não deu certo, então não lembro qual era a terceira cidade escolhida.

· Quem pode praticar?

Não é a melhor coisa do mundo para quem faz amizades facilmente, paquera super bem e não suporta usar banheiros públicos. É ideal para artistas plásticos com alguma dificuldade em se socializar e com muita satisfação em apreciar apenas a paisagem, a arquitetura, etc.

· Como faço um itinerário?

Para quatro dias: Vá à rodoviária e pergunte quais são as cidades que estão entre 6 a 8 horas de distância da sua cidade de origem; Escolha uma delas e pergunte quais são as cidades que estão a 6 a 8 horas de distância dessa cidade de destino; Escolha uma delas e pergunte qual cidade está, ao mesmo tempo, a 6 a 8 horas da sua cidade de origem e também dessa terceira cidade de destino; Escolha uma delas; Então retorne à cidade de origem.

É condição de existência ter o itinerário inteiro previamente escolhido. Só funciona se todas as cidades forem escolhidas antes de iniciar o Hotel Itinerante porque a última cidade antes da de origem tem que estar a 6 a 8 horas de distância da de origem.

· E a questão do banho?

Em períodos extremamente quentes praticar o Hotel Itinerante não é o ideal, afinal se sua muito e se necessita às vezes de dois banhos no mesmo dia. Dias mais ou menos quentes tudo bem, e o ideal são os dias menos quentes.

Opções:

1) Garrafa d'água.
Na parada de 20 minutos vá ao banheiro do ônibus e faça banho de acento usando uma garrafa d'água, usando o acento da privada, primeiro com o sabonete líquido depois só com água. Essa opção é ideal para os dias muito frios. O cabelo e os pés se lava na pia.

2) Toalha:
Na parada de 20 minutos vá ao banheiro do ônibus e passe a toalha (com água) e com o sabão líquido por todo o corpo e vá enxaguando a toalha e torcendo para tirar o suor e sujeira, depois só com água. O cabelo e os pés se lava na pia.

3) Se o lugar onde o ônibus fizer a parada de 20 minutos tiver chuveiro a questão já está resolvida.

· Quais são as vantagens e desvantagens?

Vantagens: Mesmo cidades não voltadas ao turismo se tornam turísticas se for para passar só um dia; Se surpreender ao conhecer cidades que normalmente você não conheceria; É ideal para artistas plásticos que buscam a maior variedade de paisagens que tiver acesso, pois é uma delícia passar o dia inteiro fazendo esboços e pinturas e no dia seguinte estar em uma paisagem completamente nova ao invés da mesma do dia anterior; É perfeito para quem tem dificuldades em se socializar (como eu), pois todas as pessoas que não se tornarem suas amigas não reencontrarão você no dia seguinte;

Desvantagens: Para quem carrega a casa inteira nas costas (como eu) tem o lado ruim de ter que passar o dia inteiro carregando peso; Passar o dia inteiro usando banheiros públicos pode não ser a melhor coisa do mundo; Se você costuma fazer amizades muito fácil fica difícil reencontrar as novas amizades depois;

BRECHT VANDERBROUCKE & ARNAUD LOUMEAU



A-click for Brecht.

Creio que meu interesse por desenho se tornou uma busca complexa. Quase uma obsessão. Adoro desenhos, mas detesto desenhos. Nos últimos anos descobri que abstração, experimentação, desenhos de menina, desenhos de criança e desenhos primitivos são os que mais me interessam. Digo mais, dando aula de histórias em quadrinhos pra pessoas que "não sabiam desenhar" descobri o que eu, também, realmente queria encontrar na arte. O que a afasta dessas coisas chatas que agradam e vendem produtos (não é um manifesto anti-capitalismo e sim anti-bom-gosto, anti-anti-percepção). Talvez isso me interesse por recomeçar um ciclo que liga o visual ao sensitivo. Cansei dessa construção gigantesca que o ocidente insiste em construir e que depois de olhar lá de baixo já tinha perdido a graça. Onde estou agora? Cavocando (eu queria usar essa palavra) o pó da caverna...


A-Click for Arnaud

:: You bring out the best of me (Marlena Shaw)